quarta-feira, 25 de março de 2009

QUAL SUA OPINIÃO?

20/03/2009 | N° 10378

COTIDIANO | CIRO FABRES

O PROFESSOR ESSENCIAL

Que relação essencial, mas dramática, essa entre professor e aluno, que passa por nada recomendável turbulência, simbolizada esta semana por fitas adesivas em bocas infantis. Turbulência como nunca se viu, aliás, e é preciso oferecer tranquilidade a esse momento sagrado do aprendizado, tranquilidade por ora completamente inviabilizada, tamanha é a carga que a sociedade deposita sobre esses professores, estupidamente mal-remunerados. E relação dramática de trágicos resultados, diga-se obrigatoriamente, estão aí o desenvolvimento emperrado do país, as famílias no geral desestruturadas, o tráfico e a violência nas ruas para mencionar apenas quatro das funestas consequências.

Claro que nada justifica partir para a adesivação oral como método para impor autoridade. E é certo que as queixas da mãe estão cobertas de razão, ainda que fosse a criança adesivada o capeta em pessoa, o que não é o caso. Embora a própria mãe reconheça, com a benevolência que só as mães sabem ter, tratar-se de um menino “agitado, falante e esperto”. Fita adesiva na boca, definitivamente não.

Ocorre, no entanto, que é, sim, de se imaginar, por oportuno exercício de realismo, o grau de tensão e estresse a que está submetida uma professora dessas, que chega ao ponto de lançar mão da fita adesiva, naturalmente sem lhe dar razão. Os governos e as escolas particulares ou conveniadas remuneram muito mal, e as famílias, genericamente falando, entregam seus filhos, de corpo e alma, aos professores, muitas até lhes transferem verbalmente a tarefa completa de educá-los.Também é de se ressaltar, para não incorrer no equívoco do heroísmo fácil, que há muitos maus professores por aí, que não se dedicam à causa da educação com devoção e profissionalismo. Mas esses maus professores não apagam o professor de verdade, o professor essencial, que acaba levando o mundo nas costas, o mau salário, a tarefa de educar o filho alheio e de ainda aguentar as traquinagens de dezenas de pequenos capetinhas a lhe atazanar a vida, o que é o mais comum.

Os governos e a sociedade não dão nenhum apoio aos professores e esperam milagres. O professor essencial, que consegue se controlar para não adesivar bocas infantis e muitas outras juvenis, esse está em apuros, e pede socorro. Mas insistimos em não dar-lhe ouvidos.

JORNAL PIONEIRO

sábado, 21 de março de 2009

TEMA DE CASA

Olá, garotas!

E aí, o que acharam da aula inaugural? Como foi?



Observei que no LIE conseguimos respeitar o tempo de cada um. Na nossa aula, por exemplo, quem já tem uma caminhada, uma experiência com informática, fez as tarefas e se liberou (foi fazer outra coisa ou ajudar as colegas). Já quem tinha dificuldades e pouca prática, foi fazendo e refazendo até conseguir os objetivos, nem que fossem os mínimos, e usando o tempo que era necessário.
O tempo de cada um é importante para a aprendizagem? Conseguimos respeitar de fato esse tempo?

terça-feira, 10 de março de 2009

terça-feira, 3 de março de 2009

SEGUNDA ATIVIDADE

Colegas, agora passaremos para um outro vídeo, direcionando nosso assunto para as questões do LIE. Após assisti-lo faça sua contribuição no blog:
Não adianta inovar nos recursos, se não há uma mudança de atitude do profissional. É emergente que os profissionais de educação mudem ou aprimorem ou aceitem mudar sua metodologia. As novas tecnologias são verdadeiras minas de ouro para os educadores, se bem aceitas e utilizadas pelos profissionais. MariCorez
http://www.youtube.com/watch?v=xLRt0mvvpBk

Com as novas tecnologias é necessário uma mudança de postura do professor para aproveitar bem essas novas tecnologias e os alunos poderem aprender mais e também facilitar a aprendizagem. Dirce Altmann.

Atualmente nota-se que várias escolas estão preocupadas com a introdução de tecnologia em seu cotidiano para que os alunos tenham contato com esta inovação. Não é suficiente a introdução de máquinas se não houver uma postura nova para que as mesmas sejam utilizadas. Daniela

AULA INAUGURAL 2009

Olá, colegas!

Esse é o nosso primeiro encontro de 2009 no LIE, portanto sejam todas bem-vindas!

Para começarmos aproveitando ao máximo nossos novos recursos, vamos exercitar, primeiramente, neste blog, para depois estarmos utilizando-o como ferramenta para troca de ideias entre todos os professores. Ok?

Então, começaremos assistindo a um vídeo, disponibilizado no link abaixo:


Não é possível conceber que ditadores como no primeiro caso sejam chamados de educadores. Não é pela coação que alunos aprendem. Educador é muito mais do que isso, ou melhor, é o oposto ao colocado. O afeto, a flexibilidade, o amor, o olhar atento às necessidades, a coragem de ousar, o lúdico, a utilização de vários recursos na tentativa de auxiliar seus alunos em suas dificuldades ou necessidades, são tentativas de educadores inovadores. Magriângela/Maria Angela/Marizangela/Marilangela/MariCorez/eu???????

Nos dias atuais não se aceita mais que professores ajam de forma ditatorial. Os alunos tem o direito de participar de forma ativa das aulas e expor as suas idéias. Os professores precisam dar mais liberdade para seus alunos se manifestarem. Dirce Altmann.

Percebemos que a professora na primeira parte do vídeo utilizava uma metodologia bastante rígida, sem liberdade de expressão e ao mesmo tempo criava uma situação constrangedora entre os alunos. Na segunda parte do vídeo a professora trabalhava em círculo, de maneira a propiciar uma relação de igualdade entre alunos e professores, propiciando um espaço facilitador de aprendizagem e interação social.VIVI

http://www.youtube.com/watch?v=aFUUDxNk0Fk


Agora escreva neste espaço o que você tem a dizer sobre a mensagem do vídeo, identificando-se:

Acredito que esse tipo de aula era horrível, não penso que teria aprendizagem e sim decoreba.Evandete