OBJETIVOS GERAIS DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA EDUCATIVA DA REDE MUNICIPAL DE CAXIAS DO SUL
Quanto ao acesso:
1) Garantir e priorizar o acesso de todos os alunos aos Laboratórios de Informática Educativa, a fim de promover a inclusão e a educação digital como forma de acesso aos diferentes meios de comunicação e informação.
Quanto à construção do conhecimento e à aprendizagem:
2) Proporcionar um ambiente humanizador, que promova situações de aprendizagem, usando recursos e estratégias que favoreçam a interação, o respeito, o desenvolvimento de trabalhos cooperativos, para que o educando, com o auxílio das TICs, possa ser autônomo e autor na construção da sua aprendizagem, desenvolver habilidades e competências e construir conceitos nas diferentes áreas do conhecimento.
Quanto ao planejamento:
3) Planejar ações com a coordenação pedagógica e/ou professores, buscando estratégias e recursos, a fim de valorizar, qualificar, viabilizar e avaliar os projetos multidisciplinares e/ou interdisciplinares e atividades realizados, em consonância com a proposta pedagógica.
Quanto ao papel do professor do LIE:
4) Investir na atualização na área da tecnologia, atuando como multiplicador do uso pedagógico das TICs, a fim de qualificar as atividades e/ou projetos desenvolvidos no laboratório.
5) Estimular os professores das diferentes áreas/disciplinas a utilizarem recursos do LIE, a fim de qualificar o fazer pedagógico.
Quanto ao papel do professor de sala de aula no uso do LIE:
6) Intervir, participar e auxiliar diretamente na execução do planejamento de projetos e/ou atividades a fim de contribuir com o processo de aprendizagem.
Quanto a inclusão de alunos com NEES:
7) Solicitar e encaminhar a adequação de equipamentos e espaços e buscar estratégias que possibilitem o acesso dos alunos com NEES, a fim de garantir o atendimento pedagógico, a inclusão e oportunizar a aprendizagem.
SUGESTÕES DE OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO LIE NA ESCOLA:
Objetivos Específicos do LIE:
O Laboratório de Informática Educativa da escola tem por objetivos:
Contemplar o aluno com mais uma ferramenta de aprendizagem que estimule a reflexão e o pensamento;(eliminar)
Oportunizar ao aluno a atuação interativa em espaço pedagógico estimulador, explorando habilidades e competências cognitivas, e possibilitando diferentes possibilidades de mediação com o conhecimento através das intervenções necessárias;(?)
- Estimular e estabelecer (manter o restante)
Desenvolver habilidades cognitivas, afetivas e sociais;(eliminado)
Promover simulações e situações lúdicas como contribuição da aprendizagem e da construção de relações significativas de conteúdos estudados;
Propiciar ao educando a oportunidade de aprender planejando, construindo e transformando;
Estimular o estabelecimento de relações sociais como respeito, cooperação e colaboração, levando em conta o conhecimento específico de cada componente do grupo;
Analisar o processo de aprendizagem e não somente o resultado final;
Compreender o erro e ou a dificuldade como uma forma de depurar o conhecimento, estimulando o aluno a buscar, com persistência, novas soluções e estratégias para os problemas enfrentados;
Propiciar aos alunos de todas as turmas e aos professores de todos componentes curriculares atividades interdisciplinares no LIE, promovendo para isso os projetos de aprendizagem;(tirar)
Instrumentalizar os alunos com noções básicas de manuseio dos computadores, preparando-os , assim, para a vida;
As aulas, no LIE, são oriundas de um projeto que envolve toda a escola, mediante um tema comum e uma ação baseada no diálogo e participação de todos os envolvidos no processo educativo, no qual a realização das atividades deve ocorrer num permanente movimento de ação-reflexão-ação, com estratégias e dinâmicas variadas que desafiem os alunos a se constituírem como autores junto com os demais, desenvolvendo atitudes de respeito e cooperação em âmbito escolar e extra-escolar.
A partir desse projeto, a EJA fará seu planejamento, partindo da realidade dos alunos. O planejamento para tal é discutido semanalmente, quando todos se inteiram e/ou se integram nas atividades e avaliação. Estando a par das necessidades de trabalho, o professor do LIE, em momento oportuno e distinto, apresenta aos professores e alunos, tentativa de cativá-los, com as ferramentas disponíveis no laboratório e o seu uso.
Após esse momento, o professor do LIE ainda procura se reunir individualmente com os professores de cada componente curricular para um planejamento mais detalhado do projeto ou da atividade proposta.
O número de aulas no LIE é estipulado de forma que não seja interrompido o andamento do projeto ou da atividade. Procura-se, dentro disso, atender a todos os interessados de forma democrática, nem que para isso seja necessário alterações no horário das aulas.
O professor de sala de aula acompanha as aulas no LIE, dando a sua contribuição no que se refere ao seu componente curricular, enquanto o professor do LIE facilita e interage no que tange à parte tecnológica.
No andamento de cada projeto ou atividade faz-se o registro dos detalhes planejados e do processo em si. No término, os trabalhos são entregues, sob a tutela do professor regente, aos alunos para as devidas conclusões e avaliações. Neste momento, são encerrados os registros com as últimas colocações.
Avaliação:
Cada projeto ou atividade é avaliado, no seu encerramento, pelo professor regente e pelos alunos, observando para isso o aproveitamento do trabalho, os aspectos positivos e negativos do processo e as sugestões para melhora numa próxima oportunidade.
Além disso, faz-se uma avaliação semestral das aulas do LIE, no Conselho de Classe e num momento à parte, com cada segmento, mediante registro específico.
No término do ano letivo, é avaliado, junto ao corpo de professores, o Plano de Trabalho Anual. E os alunos terão a oportunidade de conferir todos os trabalhos realizados, durante o ano e do turno, quando ocorre a Mostra de Trabalhos.
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