terça-feira, 3 de março de 2009

AULA INAUGURAL 2009

Olá, colegas!

Esse é o nosso primeiro encontro de 2009 no LIE, portanto sejam todas bem-vindas!

Para começarmos aproveitando ao máximo nossos novos recursos, vamos exercitar, primeiramente, neste blog, para depois estarmos utilizando-o como ferramenta para troca de ideias entre todos os professores. Ok?

Então, começaremos assistindo a um vídeo, disponibilizado no link abaixo:


Não é possível conceber que ditadores como no primeiro caso sejam chamados de educadores. Não é pela coação que alunos aprendem. Educador é muito mais do que isso, ou melhor, é o oposto ao colocado. O afeto, a flexibilidade, o amor, o olhar atento às necessidades, a coragem de ousar, o lúdico, a utilização de vários recursos na tentativa de auxiliar seus alunos em suas dificuldades ou necessidades, são tentativas de educadores inovadores. Magriângela/Maria Angela/Marizangela/Marilangela/MariCorez/eu???????

Nos dias atuais não se aceita mais que professores ajam de forma ditatorial. Os alunos tem o direito de participar de forma ativa das aulas e expor as suas idéias. Os professores precisam dar mais liberdade para seus alunos se manifestarem. Dirce Altmann.

Percebemos que a professora na primeira parte do vídeo utilizava uma metodologia bastante rígida, sem liberdade de expressão e ao mesmo tempo criava uma situação constrangedora entre os alunos. Na segunda parte do vídeo a professora trabalhava em círculo, de maneira a propiciar uma relação de igualdade entre alunos e professores, propiciando um espaço facilitador de aprendizagem e interação social.VIVI

http://www.youtube.com/watch?v=aFUUDxNk0Fk


Agora escreva neste espaço o que você tem a dizer sobre a mensagem do vídeo, identificando-se:

Acredito que esse tipo de aula era horrível, não penso que teria aprendizagem e sim decoreba.Evandete




2 comentários:

  1. Não é possível conceber que ditadores como no primeiro caso sejam chamados de educadores. Não é pela coação que alunos aprendem. Educador é muito mais do que isso, ou melhor, é o oposto ao colocado. O afeto, a flexibilidade, o amor, o olhar atento às necessidades, a coragem de ousar, o lúdico, a utilização de vários recursos na tentativa de auxiliar seus alunos em suas dificuldades ou necessidades, são tentativas de educadores inovadores.

    ResponderExcluir
  2. Percebemos que a professora na primeira parte do vídeo utilizava uma metodologia bastante rígida, sem liberdade de expressão e ao mesmo tempo criava uma situação de constrangimento entre os alunos.

    ResponderExcluir