Prefeitura
de Caxias do Sul
Secretaria
Municipal da Educação
Núcleo
de Tecnologia Educacional Municipal NTM
Plano
de Trabalho do Laboratório de Informática Educativa - EJA
1.
Dados da Escola
Nome
da Escola: Escola
Municipal de Ensino Fundamental Basílio Tcacenco
Endereço:
Rua
Flávio Chaves, 203
Telefone:
3901.1305
E-mail
da escola:
escola.basilio@hotmail.com
Endereço
de site e/ou blog da escola:
http://www.caxias.rs.gov.br/emef_basilio/
Equipe
Diretiva:
Diretor(a)
Márcia
Gomes Magrin
Vice-diretor(a)
da noite:
Mariângela Corezzola
Coordenação
Pedagógica: Zilda S. Lazarotto
2.
Dados do Laboratório de Informática
Temos
25 computadores, destes 7 multiterminais e 1 servidor, com sistema
operacional
Linux; acesso à internet: através da banda larga oferecida pelo
governo.
3.
Dados do professor do LIE - EJA
Nome:
Ivanete
Inês Pavan
Telefone:
32227008
/ 99972278
E-mail:
seviinp@yahoo.com.br
Endereço
de Blog: http://profeiva.blogspot.com
Tempo
de atuação em LIE:
8 anos
Formação
que determinou a vaga em LIE: Especialização em Informática
Educativa
Outras
considerações: Curso
de EJA e incorporação de adicional noturno.
4.
Objetivos dos LIEs da Rede Municipal
- Quanto ao acesso:
1) Garantir e
priorizar o acesso de todos os alunos aos Laboratórios de
Informática Educativa, a fim de promover a inclusão e a educação
digital como forma de acesso aos diferentes meios de comunicação e
informação.
- Quanto à construção do conhecimento e à aprendizagem:
2) Proporcionar
um ambiente humanizador, que promova situações de aprendizagem,
usando recursos e estratégias que favoreçam a interação, o
respeito, o desenvolvimento de trabalhos cooperativos, para que o
educando, com o auxílio das TICs, possa ser autônomo e autor na
construção da sua aprendizagem, desenvolver habilidades e
competências e construir conceitos nas diferentes áreas do
conhecimento.
- Quanto ao planejamento:
3) Planejar
ações com a coordenação pedagógica e/ou professores, buscando
estratégias e recursos, a fim de valorizar, qualificar, viabilizar e
avaliar os projetos multidisciplinares e/ou interdisciplinares e
atividades realizados, em consonância com a proposta pedagógica.
- Quanto ao papel do professor do LIE:
4) Investir na
atualização na área da tecnologia, atuando como multiplicador do
uso pedagógico das TICs, a fim de qualificar as atividades e/ou
projetos desenvolvidos no laboratório.
5) Estimular os
professores das diferentes áreas/disciplinas a utilizarem recursos
do LIE, a fim de qualificar o fazer pedagógico.
- Quanto ao papel do professor de sala de aula no uso do LIE:
6) Intervir,
participar e auxiliar diretamente na execução do planejamento de
projetos e/ou atividades a fim de contribuir com o processo de
aprendizagem.
- Quanto a inclusão de alunos com NEES:
7) Solicitar e
encaminhar a adequação de equipamentos e espaços e buscar
estratégias que possibilitem o acesso dos alunos com NEES, a fim de
garantir o atendimento pedagógico, a inclusão e oportunizar a
aprendizagem.
5.
Objetivos do LIE da escola
- Oportunizar ao aluno a atuação interativa em espaço pedagógico estimulador, explorando habilidades e competências cognitivas, e possibilitando diferentes possibilidades de mediação com o conhecimento através das intervenções necessárias;
- Estimular e estabelecer relações lógicas entre as diferentes opções criadas pelos softwares educativos;
- Promover simulações e situações lúdicas como contribuição da aprendizagem e da construção de relações significativas de conteúdos estudados;
- Propiciar ao educando a oportunidade de aprender planejando, construindo e transformando;
- Analisar o processo de aprendizagem e não somente o resultado final;
- Compreender o erro e ou a dificuldade como uma forma de depurar o conhecimento, estimulando o aluno a buscar, com persistência, novas soluções e estratégias para os problemas enfrentados;
- Instrumentalizar os alunos com noções básicas de manuseio dos computadores, preparando-os, assim, para a vida;
- Contribuir para a permanência dos alunos na Escola, através de projetos e atividades pedagógicas que complementem o trabalho de sala de aula;
- Disponibilizar horários para Sala de Recursos, Reforço Pedagógico, Atendimento em Progressão e para todos os componentes curriculares e turmas, de forma democrática, promovendo, para isso, os projetos de aprendizagem;
- Proporcionar aos professores o acesso ao LIE para melhor conhecerem as ferramentas e os softwares que o computador oferece, sanando assim, possíveis dúvidas, e estimulando o intercâmbio de conhecimentos e sugestões.
- Proporcionar o trabalho em grupos junto aos micros, objetivando desenvolver valores e atitudes pertinentes a cidadãos de uma sociedade organizada para o bem coletivo;
- Valorizar e viabilizar a execução dos projetos e das atividades pedagógicas elaboradas por alunos e professores no LIE, oportunizando para isso a Mostra de Trabalhos no próprio espaço;
- Buscar apoio técnico-pedagógico e linha de atuação junto à Assessoria da Informática Educativa;
- Registrar em documento as referências norteadoras e as partes do processo que compõem os projetos e atividades pedagógicas desenvolvidas no LIE;
- Estimular a curiosidade e, consequentemente, a descoberta e a construção do conhecimento;
- Participar dos encontros para planejamento na Escola, contribuindo com o Coordenador Pedagógico e professores, e estimulando a participação e a construção coletiva nas ações pedagógicas;
- Oportunizar e viabilizar o acesso à Internet, mostrando seus benefícios e orientando para um uso adequado.
6.Objetivos
específicos do LIE da EJA
- Oportunizar momentos de leitura, através de conteúdos online, livros digitais e outros materiais adequados, disponibilizados pela internet, fazendo parte, assim, da diversificação e do estímulo à leitura do turno;
- Desenvolver a produção escrita, usando para isso a motivação das tecnologias, principalmente as visuais, a fomentação da criatividade e o registro digital;
- Promover a participação em concurso internos e externos que tenham cunho educativo e que utilizem algum meio tecnológico.
7.
Operacionalização
Na
EJA, as aulas no LIE, são oriundas de um projeto que envolve toda a
escola, mediante um tema comum e uma ação baseada no diálogo e
participação de todos os envolvidos no processo educativo, no qual
a realização das atividades deve ocorrer num permanente movimento
de ação-reflexão-ação, com estratégias e dinâmicas variadas
que desafiem os alunos a se constituírem como autores junto com os
demais, desenvolvendo atitudes de respeito e cooperação em âmbito
escolar e extra-escolar. A partir desse projeto, a EJA fará seu
planejamento, partindo da realidade dos alunos. O planejamento para
tal é discutido semanalmente, quando todos se inteiram e/ou se
integram nas atividades e avaliação. Estando a par das necessidades
de trabalho, o professor do LIE, em momento oportuno e distinto,
apresenta aos professores e alunos, tentativa de cativá-los, as
ferramentas disponíveis no laboratório e o seu uso.
Após esse
momento, o professor do LIE ainda procura se reunir individualmente
com os professores de cada componente curricular para um planejamento
mais detalhado do projeto ou da atividade proposta.
O número de
aulas no LIE é estipulado de forma que não seja interrompido o
andamento do projeto ou da atividade. Procura-se, dentro disso,
atender a todos os interessados de forma democrática, nem que para
isso seja necessário alterações no horário das aulas.
O professor
regente acompanha as aulas no LIE, dando a sua contribuição no que
se refere ao seu componente curricular, enquanto o professor do LIE
facilita e interage no que tange à parte tecnológica.
No andamento de
cada projeto ou atividade faz-se o registro dos detalhes planejados e
do processo em si. No término, os trabalhos são entregues, sob a
tutela do professor regente, aos alunos para as devidas conclusões e
avaliações. Neste momento, são encerrados os registros com as
últimas colocações.
8.
Avaliação das atividades/projetos
Na
EJA, cada
projeto ou atividade é avaliado, no seu encerramento, pelo professor
regente e pelos alunos, observando para isso o aproveitamento do
trabalho, os aspectos positivos e negativos do processo e as
sugestões para melhora numa próxima oportunidade.
No
início do ano letivo, na realização da "Aula de Abertura"
aos professores, é avaliado o Plano de Trabalho Anual, colocando-se
dúvidas, angústias, ações e procedimentos positivos e negativos,
com base nas experiências ocorridas no ano anterior, e, a partir
daí, fazendo-se as melhorias necessárias no ano letivo a seguir.
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