quinta-feira, 28 de março de 2013

PLANO DE TRABALHO - LIE - EJA - 2013

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Prefeitura de Caxias do Sul

Secretaria Municipal da Educação

Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal NTM

Plano de Trabalho do Laboratório de Informática Educativa - EJA


1. Dados da Escola

Nome da Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Basílio Tcacenco
Endereço: Rua Flávio Chaves, 203
Telefone: 3901.1305
E-mail da escola: escola.basilio@hotmail.com
Endereço de site e/ou blog da escola: http://www.caxias.rs.gov.br/emef_basilio/
Equipe Diretiva:
Diretor(a) Márcia Gomes Magrin
Vice-diretor(a) da noite: Mariângela Corezzola
Coordenação Pedagógica: Zilda S. Lazarotto


2. Dados do Laboratório de Informática

Temos 25 computadores, destes 7 multiterminais e 1 servidor, com sistema operacional Linux; acesso à internet: através da banda larga oferecida pelo governo.


3. Dados do professor do LIE - EJA

Nome: Ivanete Inês Pavan
Telefone: 32227008 / 99972278
E-mail: seviinp@yahoo.com.br
Endereço de Blog: http://profeiva.blogspot.com
Tempo de atuação em LIE: 8 anos
Formação que determinou a vaga em LIE: Especialização em Informática Educativa
Outras considerações: Curso de EJA e incorporação de adicional noturno.


4. Objetivos dos LIEs da Rede Municipal

  • Quanto ao acesso:
1) Garantir e priorizar o acesso de todos os alunos aos Laboratórios de Informática Educativa, a fim de promover a inclusão e a educação digital como forma de acesso aos diferentes meios de comunicação e informação.

  • Quanto à construção do conhecimento e à aprendizagem:
2) Proporcionar um ambiente humanizador, que promova situações de aprendizagem, usando recursos e estratégias que favoreçam a interação, o respeito, o desenvolvimento de trabalhos cooperativos, para que o educando, com o auxílio das TICs, possa ser autônomo e autor na construção da sua aprendizagem, desenvolver habilidades e competências e construir conceitos nas diferentes áreas do conhecimento.

  • Quanto ao planejamento:
3) Planejar ações com a coordenação pedagógica e/ou professores, buscando estratégias e recursos, a fim de valorizar, qualificar, viabilizar e avaliar os projetos multidisciplinares e/ou interdisciplinares e atividades realizados, em consonância com a proposta pedagógica.

  • Quanto ao papel do professor do LIE:
4) Investir na atualização na área da tecnologia, atuando como multiplicador do uso pedagógico das TICs, a fim de qualificar as atividades e/ou projetos desenvolvidos no laboratório.

5) Estimular os professores das diferentes áreas/disciplinas a utilizarem recursos do LIE, a fim de qualificar o fazer pedagógico.

  • Quanto ao papel do professor de sala de aula no uso do LIE:
6) Intervir, participar e auxiliar diretamente na execução do planejamento de projetos e/ou atividades a fim de contribuir com o processo de aprendizagem.

  • Quanto a inclusão de alunos com NEES:
7) Solicitar e encaminhar a adequação de equipamentos e espaços e buscar estratégias que possibilitem o acesso dos alunos com NEES, a fim de garantir o atendimento pedagógico, a inclusão e oportunizar a aprendizagem.



5. Objetivos do LIE da escola

  • Oportunizar ao aluno a atuação interativa em espaço pedagógico estimulador, explorando habilidades e competências cognitivas, e possibilitando diferentes possibilidades de mediação com o conhecimento através das intervenções necessárias;
  • Estimular e estabelecer relações lógicas entre as diferentes opções criadas pelos softwares educativos;
  • Promover simulações e situações lúdicas como contribuição da aprendizagem e da construção de relações significativas de conteúdos estudados;
  • Propiciar ao educando a oportunidade de aprender planejando, construindo e transformando;
  • Analisar o processo de aprendizagem e não somente o resultado final;
  • Compreender o erro e ou a dificuldade como uma forma de depurar o conhecimento, estimulando o aluno a buscar, com persistência, novas soluções e estratégias para os problemas enfrentados;
  • Instrumentalizar os alunos com noções básicas de manuseio dos computadores, preparando-os, assim, para a vida;
  • Contribuir para a permanência dos alunos na Escola, através de projetos e atividades pedagógicas que complementem o trabalho de sala de aula;
  • Disponibilizar horários para Sala de Recursos, Reforço Pedagógico, Atendimento em Progressão e para todos os componentes curriculares e turmas, de forma democrática, promovendo, para isso, os projetos de aprendizagem;
  • Proporcionar aos professores o acesso ao LIE para melhor conhecerem as ferramentas e os softwares que o computador oferece, sanando assim, possíveis dúvidas, e estimulando o intercâmbio de conhecimentos e sugestões.
  • Proporcionar o trabalho em grupos junto aos micros, objetivando desenvolver valores e atitudes pertinentes a cidadãos de uma sociedade organizada para o bem coletivo;
  • Valorizar e viabilizar a execução dos projetos e das atividades pedagógicas elaboradas por alunos e professores no LIE, oportunizando para isso a Mostra de Trabalhos no próprio espaço;
  • Buscar apoio técnico-pedagógico e linha de atuação junto à Assessoria da Informática Educativa;
  • Registrar em documento as referências norteadoras e as partes do processo que compõem os projetos e atividades pedagógicas desenvolvidas no LIE;
  • Estimular a curiosidade e, consequentemente, a descoberta e a construção do conhecimento;
  • Participar dos encontros para planejamento na Escola, contribuindo com o Coordenador Pedagógico e professores, e estimulando a participação e a construção coletiva nas ações pedagógicas;
  • Oportunizar e viabilizar o acesso à Internet, mostrando seus benefícios e orientando para um uso adequado.

6.Objetivos específicos do LIE da EJA
  • Oportunizar momentos de leitura, através de conteúdos online, livros digitais e outros materiais adequados, disponibilizados pela internet, fazendo parte, assim, da diversificação e do estímulo à leitura do turno;
  • Desenvolver a produção escrita, usando para isso a motivação das tecnologias, principalmente as visuais, a fomentação da criatividade e o registro digital;
  • Promover a participação em concurso internos e externos que tenham cunho educativo e que utilizem algum meio tecnológico.


7. Operacionalização

Na EJA, as aulas no LIE, são oriundas de um projeto que envolve toda a escola, mediante um tema comum e uma ação baseada no diálogo e participação de todos os envolvidos no processo educativo, no qual a realização das atividades deve ocorrer num permanente movimento de ação-reflexão-ação, com estratégias e dinâmicas variadas que desafiem os alunos a se constituírem como autores junto com os demais, desenvolvendo atitudes de respeito e cooperação em âmbito escolar e extra-escolar. A partir desse projeto, a EJA fará seu planejamento, partindo da realidade dos alunos. O planejamento para tal é discutido semanalmente, quando todos se inteiram e/ou se integram nas atividades e avaliação. Estando a par das necessidades de trabalho, o professor do LIE, em momento oportuno e distinto, apresenta aos professores e alunos, tentativa de cativá-los, as ferramentas disponíveis no laboratório e o seu uso.
Após esse momento, o professor do LIE ainda procura se reunir individualmente com os professores de cada componente curricular para um planejamento mais detalhado do projeto ou da atividade proposta.
O número de aulas no LIE é estipulado de forma que não seja interrompido o andamento do projeto ou da atividade. Procura-se, dentro disso, atender a todos os interessados de forma democrática, nem que para isso seja necessário alterações no horário das aulas.
O professor regente acompanha as aulas no LIE, dando a sua contribuição no que se refere ao seu componente curricular, enquanto o professor do LIE facilita e interage no que tange à parte tecnológica.
No andamento de cada projeto ou atividade faz-se o registro dos detalhes planejados e do processo em si. No término, os trabalhos são entregues, sob a tutela do professor regente, aos alunos para as devidas conclusões e avaliações. Neste momento, são encerrados os registros com as últimas colocações.



8. Avaliação das atividades/projetos

Na EJA, cada projeto ou atividade é avaliado, no seu encerramento, pelo professor regente e pelos alunos, observando para isso o aproveitamento do trabalho, os aspectos positivos e negativos do processo e as sugestões para melhora numa próxima oportunidade.
No início do ano letivo, na realização da "Aula de Abertura" aos professores, é avaliado o Plano de Trabalho Anual, colocando-se dúvidas, angústias, ações e procedimentos positivos e negativos, com base nas experiências ocorridas no ano anterior, e, a partir daí, fazendo-se as melhorias necessárias no ano letivo a seguir.

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